805 Abutres Airsoft Team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
805 Abutres Airsoft Team

Fórum da equipa 805 Abutres Airsoft Team


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[INAMOVIVEL] O que é o Airsoft?

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[INAMOVIVEL] O que é o Airsoft? Empty [INAMOVIVEL] O que é o Airsoft? Qua Jun 11, 2008 6:57 pm

Admin


Admin

Definição dada pela Federação Portuguesa de Airsoft:

O Airsoft é uma modalidade desportiva, de âmbito competitivo ou meramente recreativo, dividida em disciplinas desportivas cujos praticantes são munidos de Armas de Airsoft, que disparam pequenas esferas plásticas, com 6mm de diâmetro e peso a variar entre os 0.12g e os 0.36g, através de ar ou um outro gás comprimido.
Usam-se réplicas de armas verdadeiras à escala de 1:1; estas réplicas de armas por sua vez disparam apenas pequenos projecteis de plástico (ball bearing’s ou bb’s), não podendo ser transformadas ou modificadas para armas verdadeiras com a capacidade de matar ou ferir um ser humano.
As réplicas ou imitações são “armas de softair” ou armas de airsoft. – cf. art.º 2.º, n.º 1, alínea ad) da Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro – São, portanto, armas legalmente admitidas, e são as únicas permitidas em Airsoft.

O Airsoft divide-se em quarto disciplinas desportivas:
  • Jogo Táctico em Equipa - desporto de equipa de inspiração na simulação táctico-militar, colocando em confronto duas ou mais equipas de número indefinido de elementos em ambiente natural ou urbano, cujos jogadores são munidos de réplicas de armas reais, que disparam pequenas esferas plásticas de forma automática ou semi-automática através de ar comprimido. Os objectivos de jogo são definidos à priori e podem consistir na eliminação da equipa adversária, captura de um objecto ou jogador assinalado, escolta, ataque/defesa de perímetro, entre outros.

  • Tiro Prático - disciplina de âmbito individual que consiste na prática de tiro ao alvo com arma de airsoft e permite elevar a capacidade de reflexos e pontaria do participante.

  • Tiro Desportivo - disciplina de âmbito individual ou colectivo, que alia o tiro de precisão na sua forma mais simples com a prática de actividades atléticas como a corrida ou a corrida com obstáculos.

  • Tiro de Precisão - prática de tiro ao alvo com arma de airsoft, de forma estacionária, exigindo concentração e disciplina do praticante


O jogo táctico de Airsoft nasceu há cerca de 30 anos no Japão e é um jogo que coloca em confronto duas equipas (sem limite definido, mas usualmente, num máximo de 20 a 25 jogadores por equipa), em cenário rural ou urbano, cujos jogadores, munidos de armas de softair, são eliminados (ou deverão dirigir-se para uma Zona de Segurança por um período de tempo, conforme as regras do jogo), quando atingidos em qualquer parte do corpo por uma bb disparada por um dos seus adversários ou mesmo por companheiros de equipa.

É admissível o uso de todo o tipo de vestuário e equipamento táctico, desde vestuário de camuflagem, rádio, walkie-talkies, binóculos, bússolas, GPS, mochilas, etc.. Os objectivos de jogo podem ser os mais variados desde eliminar todos os adversários da equipa contrária, ou conseguir trazer uma bandeira da base adversária para sua base, ou simplesmente encontrar um (ou mais) objecto perdido no terreno de jogo primeiro que a equipa adversária. A imaginação é o limite.

Consiste, pois, num jogo táctico onde, de facto, se simulam operações militares e policiais, apresentando características de desportos como o montanhismo, tiro, caça e orientação, e cujo objectivo visa incrementar a coordenação de movimentos, a capacidade de orientação e o espírito de entre-ajuda e amizade entre os jogadores.

Ao contrário do Paintball, em que as munições deixam marcas de tinta no vestuário dos praticantes, no jogo táctico de Airsoft os jogadores atingidos “acusam-se” saindo do jogo quando tal acontece. A Honra e o fair-play são pois valores seguidos pela larga maioria dos praticantes de airsoft, sem os quais o jogo não era possível.


Diferenças entre o Jogo Táctico em Equipa do Airsoft e o jogo de Paintball

Para quem desconhece, o Airsoft é facilmente confundido com a modalidade Paintball. Embora apresente algumas semelhanças, difere em inúmeros aspectos. A lista seguinte procura reunir essas diferenças para que seja possível evidenciar a distância que separa as duas modalidades:

  • O Airsoft na vertente J.T.E. centra-se numa perspectiva de simulação mais táctica (numa clara inspirção mil-sim) que o Paintball, diferenciando-se pela utilização de réplicas de armas de fogo ao invés de utilizar marcadores.
  • O tipo de munição utilizada no Airsoft é de 6 mm, esférica e feita de PVC maciço. Como não pinta o jogador atingido, faz-se apelo ao código de honra sempre presente na comunidade de jogadores.
  • A energia causada pelo impacto de uma munição de Airsoft é consideravelmente menor à energia provocada por uma munição de Paintball. A munição de Airsoft pesa 0,20 g e tem 6 mm de diâmetro, enquanto que a de Paintball pesa 0,80 g e tem 11,1 mm. Este factor leva a que o impacto de uma bola de Paintball seja mais dolorosa que o mesmo efeito em Airsoft.
  • Jogar Airsoft é mais barato devido ao custo de consumíveis envolvidos. Tem munição assumidamente mais barata que o Paintball e utilizando como meio de propulsão a energia eléctrica, não depende de custos ao nível de gases.
  • O tipo de jogo praticado em Airsoft é orientado por objectivos do que orientado a eliminar a equipa adversária. É comum existirem jogos onde os objectivos são cumpridos e nem chega a existir troca de tiros.
  • O Airsoft permite o escalonamento de armas de Airsoft de acordo com a natureza de cada uma. É possível distinguir pistolas, pistolas-metralhadoras, espingardas de assalto, caçadeiras, metralhadoras de secção e armas de tiro furtivo. Todas elas com as suas diferenças e propósitos tácticos.



Para mais informações consultar o site da Federação Portuguesa de Airsoft em www.fpairsoft.com

https://abutres-airsoft.forumeiros.com

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos